21 junho, 2009

desescognitivamente falando

- Triumvirat me deixa mais inteligente. Beethoven também. Talvez Saramago...
-Quem sabe o teatro?
-Sim.
-Vem de você ou deles?
-Sei lá. Cérebro trabalhando. Fervendo. Os dois. Dizem que a cognição
-Processo de... como chama mesmo? quando atrapalha, desestabiliza.
-É.. como chama?
-Errei uma questão na prova por causa disso.
-Piaget.. ou Vygotsky? Quem era mesmo?
-Só lembro direito do Skynner. Aquele filho da puta me condicionou!
-Então. As ... essas coisas todas, entende? Atrapalham a cognição. Aí a gente fica inteligente e
-Mas nem faz muito sentido ?
-Mas funciona com criança
-Mas criança é bicho inteligente. Aprende assim mesmo. A gente não. Se se atrapalha, fode
-Nossa. Que chato. Será?
-Sério.
-Mas todos esses estudos. Comé que eles ensinam do EJA? Devem ser teorias
-Ahm... verdade... ensino de adultos. Será?
-Mas... Como é adulto, deve acontecer só o processo de acomodação de informações.
-Só acomodação?
-É, por isso que a gente é vagabundo!
-...
-Foi mal.
-Você sabe que eu me importo com essas coisas. Ensino, aprendizagem. Ensinagem.
-Enfadonho. Sabe que eu andei pensando sobre isso.. que
-Desencana
-...
-Vai lá.
-Eu andei pensando... imagina se tudo que a gente aprendesse viesse das nossas experiências? Tipo, uma sociedade hippie!
-Isso já
-Perae. Uma sociedade hippie onde todo mundo ia aprender por causa da própria experiência. A gente não ia ser acomodado a aprender a ciência já feita- ou inventada né?- ia fazendo a ciência!
-Muito bonito mas é que
-Muito legal! Cara, vou difundir isso. Ia ser perfeito porque
-Isso já existe, e é uma teoria TAMBÉM! Mas sem essa de sociedade hippie. Comer mandioca e fazer sexo demais não dá inteligência suficiente pra "fazer ciência"
-Poxa... Será?
-Sério
-Tá bom. Mas...Que foda.
-Foda.